3. Chave Primaria
A chave primaria identifica o registro como único e tem como principais objetivos agilizar as consultas e possibilitar o relacionamento entre as tabelas de um banco de dados. A maneira mais comum de se criar uma chave primaria é responder NÃO quando o Access perguntar, isso permite que você defina quais campos deverão compor a chave. A chave primária pode ser formada por um ou mais campos. Para identificar uma locação como única não é suficiente apenas o código da fita, pois uma mesma fita pode ser alugada a vários clientes e também não é suficiente o código do cliente pois ele pode efetuar diversas locações. È necessário criar uma chave primária de múltiplos campos para identificar um registro ( uma locação efetuada) como única. Ex: Os campos código do dvd,, código do cliente e data de retirada , juntos formam uma chave primaria múltipla, evitando que a mesma fita seja alugada para o mesmo cliente no mesmo dia.
3.1 Definindo chaves primaria das tabelas da Locadora de filmes:
Objetivo: Definir em cada tabela um ou mais campos chaves para identificar cada registro. Definir o campo código do cliente como chave primaria da tabela clientes; definir o campo código do filme como chave primaria da tabela filmes; definir o campo código do dvd como chave primaria da tabela dvd ;definir o campo código do fornecedor como chave primaria da tabela fornecedores; definir o campo código da fita, código do cliente, data da retirada como chave primaria da tabela locações.
Ex: abrir a tabela clientes no modo design; clicar no seletor do campo código do cliente para selecioná-lo; clicar no botão chave primaria, localizado na barra de ferramentas da estrutura da tabela ( aparece um chave no seletor de campos); feche a tabela clientes, salvando as alterações efetuadas na estrutura.
Fazer isso com as demais tabelas filmes, fitas, fornecedores, locações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário